[Minha] Religião'

Derluh Dantas

Há alguns anos que me perguntam sobre minha religião. – Ela me perguntou qual seria minha fé. Ele perguntou-me se eu era do candomblé. Outra senhora falou-me que eu deveria ser cristão e se eu já o aceitei em minha vida. – E de tanto ouvir essa dúvida, responderei aqui... Minha religião foi encontro, nos encontramos quando eu tinha oito anos de idade e até então estamos muito bem juntos. Não, não sou Cristão, mesmo frequentando a igreja, lendo aquele livro sagrado, a bíblia e ouvindo tudo que tinham pra dizer de Deus, do Diabo, de mim, eu nunca fui dessa religião que pregam por aí. Minha religião é de ‘religar’, é conexão, compaixão, amor, aceitação. Meu templo é o mundo, tão complexo e sincero, drástico e dramático como ele bem pode ser. Meus irmãos independem da crença, da cor de pele, da sexualidade, do pecado ou salvação. Minha liturgia é a atitude, a palavra, o encontro com cada ser que existe no mundo, real ou fantasiado. Meu ritual é liberdade, a mais pura natura de ser desejo, polêmica, proibição, contradição, reflexão. Meu livro sagrado é aqueles que narram vidas, que desenham poesias, que floreiam paixões. Não sou do candomblé, apesar de achar uma religião extremamente bela e encantadora pra mim. Meu paraíso e inferno se confundem com o aqui, o agora, o porvir e o antevir. Meu Deus é mulher, mãe, daquele sujeito superior a tudo e qualquer coisa... Minha divindade entende cada vitória e falha de sua criação e não escolhe partido para definir o que é certo ou errado, ama com adoração sua filha, filho, invenção. Minha religião tem um nome, tem um começo, tem um principio... Desde os oito anos de idade, ou mesmo antes disso, eu sou Wicca e assim me liberto de toda opressão que tentarem me imputar. Pois como bem sou da face da Deusa, eles podem me apedrejar, não me compreender, me queimar em fogueiras ou condenar-me à forca, mas minha alma é livre, como sempre foi, será e deve ser!

Nenhum comentário:

Santa Pesquisa: