Criança 'perversa' - Cristina!

Derluh Dantas
A menina derramava algumas lágrimas na raiz daquele belo salgueiro. Ela parecia ter se arrependido, mas não havia crime, era apenas uma criança que em um dado momento falou o que pensava. Algumas pessoas levantaram a mão, gritaram, queriam acabar com aquela pequena criatura. Mas, quais palavras foram ditas? O que pareceu tão grave aos adultos presentes? Então, agora eu narro:
- Cristina! Fez a redação sobre a coisa mais importante para você?
- Sim, professora Carla.
Então, depois de ler suas pequenas palavras escritas em papel reciclado, uma reunião foi feita com a direção, professores e os responsáveis. Cristina teve que ler tudo de novo na frente de uma platéia diferenciada e particular. O texto era mais ou menos assim:
Ainda não sei o que é mais importante para mim.
A professora disse para escrever em algumas linhas, podia ser poesia, narrativa, dissertação...
Mas, o que seria mais importante para mim?
Os belos cachos da Aninha e seu cheiro de jasmim?
O beijo que não foi mostrado na novela das oito?
Ou o filme que eu quis assistir, mas tinha o amor de dois homens e meu pai me proibiu de ver, mudando o canal para um filme qualquer de sangue, lutas e tiroteios?
Eu não sei o que é mais importante para mim.
Mas, gostaria muito que algum dia fosse mais importante o amor, independente de sua forma e expressão.
Mais importante do que o dinheiro que o diretor desvia da escola, o carro importado que a professora ganhou de seu amante e mesmo as traições e brigas lá de casa.
Acho que o que mais me importa é o que me faz feliz.
Então, fico com os cachos da Aninha e seu cheiro doce de jasmim.
O silêncio dos ouvintes foi seguido de palavrões, reclamações e ameaças... Só restou a bela e pequenina Cristina correr por entre o bosque nos fundos da escola. Ela não entendia muito bem, mas uma coisa aprendera: O mais importante ainda é ser livre para ser quem se deseja, mesmo que isso machuque alguns hipócritas pelo caminho!

Nenhum comentário:

Santa Pesquisa: