Do domingo'

Derluh Dantas

- Essas palavras não são sobre uma população ou para generalizações, estou apenas falando do meu olhar sobre o mundo.

O domingo é um dia mágico, mas pra isso é preciso desligar a televisão, tirar os olhos do celular, sair do sofá. No domingo, as crianças não estão na escola e se você conhecer alguma, a diversão está garantida: tem jogo de bola, tem picula, esconde-esconde, descobrir o mundo mágico do quintal ou até um maravilhoso “faz de conta”. Os adultos podem sentar em volta da mesa por mais tempo ... e conversar alto, rir, falar das besteiras que o ambiente de trabalho muitas vezes não permite. Sim! Pode haver algumas chateações, alguém falar ou fazer algo que te faz um tanto ferido, mas caso respire fundo e insista, a chateação se dissipa no segundo subsequente e ninguém ficará sem oportunidade de expressão e cura – isso vai depender da insistência de fala. Você pode descalçar os pés e sentir a terra ou grama fazendo cócegas nos dedos, se tiver oportunidade de praia... paraíso se faz presente. Caso chova, o domingo pode ser aquele lugar de reunir alguns amigos, abrir aquele vinho que já tinha sido esquecido no armário ou vai ali à mercearia da esquina, compra qualquer sangria pra esquentar o diálogo e algum salgadinho. No domingo você pode receber aquela visita que as esperanças já não existiam mais, caso ela não aconteça, você bem que pode ser a visita maravilhosa daquele amigo tão querido e que a atual rotina tem afastado do convívio.


Quase sempre meu domingo começa com meu despertar de um sonho maravilhoso, ele provoca saudades que eu achava já superadas. Domingo costuma me simbolizar nostalgia e falta, dia que o baú não se fecha e o pôr do sol é ainda mais poderoso e sentido que os outros. Domingo, o primeiro dia da semana, faz jus à primeira sílaba, é um dom... e pra todo grande Dom, faz preciso assumir os riscos e responsabilidades! Entendo que o caminho que optar será de sentidos intensos, seja pro bem, pro mal ou pro tédio que tanto reclamo aos domingos. Mas, não precisa me salvar desse domingo dos dias dos pais, foi um dia maravilhoso, de terra e mato. E mesmo com tantas farpas e palavras não ditas, brigas por besteiras do convívio ou divergências políticas, tenho uma família ambígua, diversa, vasta, maravilhosa e há amor paterno, tenho um ótimo pai. Domingo!

Nenhum comentário:

Santa Pesquisa: