O que me diz'

Derluh Dantas

Parece que ficou mais fácil, que agora virou moda, é algo comum. Alguns dizem que reclamamos de barriga cheia, que gostamos de drama e que todo barulho é furdunço desnecessário. Fomos chamados de vândalos e coisa pior. Dizem que temos alguma disfunção orgânica, algum problema de caráter, um desvio de valores sociais. Lembro-me que nos chamaram de bandidos, por um tempo, e quando perceberam que éramos as vítimas, uns poucos disseram que nos perdoariam se nos arrependêssemos. Lembro-me que já nos ameaçaram com o fogo do inferno, com palmadas, cemitérios. Algumas doenças, disseram que era castigo para o ‘nosso tipo de gente’. Já falaram que se o mundo anda mal, foi porque insistimos em sermos vistos, em existir. Lembro-me que alguns se mataram, havia comoção de dois ou três e dos outros tantos, uma constatação de nossa ‘doença mental, problemas de alma’. Alguns até falaram, que intensificamos nosso problema, com essa ‘energia’ de tentarmos ser cada vez mais diferentes do ‘normal’. Uma vez, eu não contive um riso meio desesperado, quando ouvi falar da nossa falta de educação - isso foi dito não em relação aos três que batiam, aos cinco que não faziam nadam, só riam, mas era dito sobre o rapaz deitado no chão, um rapaz todo ensanguentado, chorando e pedindo perdão, sabe-se lá deus pelo que. Deus?! Esse elemento, que seria o criador de todas as coisas, no frigir dos ovos, se transformou em um fiscal tirano, daquele ditador que mata milhões, por um erro bobo de dois ou três, que não faziam nada além de cuidarem de sua própria vida. Eu sempre tive fé na magia da vida, sempre acreditei que pessoas que fazem o mal, talvez façam isso, por desconhecerem outras formas de amor. Mas, atualmente é mais aceitável ver um homem armado, uma pedra sendo lançada, uma ofensa sendo dita, do que um abraço de afago. Hoje em dia, expressar amor, virou um perigo a própria vida; ter caráter, um motivo para ser ludibriado; ser honesto, motivo para ser ofendido, ser chamado de otário. O mundo anda tão cheio de fé, amor e deus, que as pessoas vão aos seus templos e só falam mal, de outros tantos que não estão lá. Não estou falando de religião, não estou falando de você... Mas, estou cansado do bom ser confundido com o ruim e o ruim ser defendido com armas e palavras de fogo. Não acho que a maldade tenha aumentado pela inocência do bem, mas acho que muitas pessoas se perderam no processo de ser gente. As pessoas parecem ter perdido a magia da vida, do tempo e acabam se valendo do ‘aqui e agora’, ou simplesmente ‘do reino dos céus que vai herdar’. Não é desperdício nenhum ser bom, se você for enganado no processo, não use isso de justificativa pra fazer o mesmo. Já tem tanta maldade no mundo, que ajudaria muito, você ser só um pouco mais sensível e respeitar a dor, o lamento, a alegria, o amor de quem for!

Nenhum comentário:

Santa Pesquisa: