De @derluhdantas
E eu que sempre me achei das letras, ultimamente tenho tido grandes dificuldades nas prosas e nas poesias. Dia dez de maio de 2020, dia das mães e eu queria tecer uma linda magia para homenagear essas deusas maravilhosas, que geram, cuidam e permitem a vida, mas parece que todas as articulações e relações linguísticas parecem miúdas.
Eu pensei em falar que em meio ao caos, nada supera um colo, um afago, um olhar, o amor de mãe. Queria dizer que existem muitas formas de mãe e que não há como falar da maternidade, sem me estender um pouco além e falar do feminino, do preparo biológico, dos desafios sociais, dos caminhos tão cheios de desafios de todas e qualquer mulher. Falar que mãe nem sempre é a que gera no próprio útero, mas também pode ser a que gerou no útero e não conseguiu cuidar, zelar e estar perto... É que pra mim ser MÃE é algo complexo e esplêndido. Tem mãe que foi embora quando o filho veio ao mundo, mas de alguma forma, mesmo de longe, o filho sente o amor, o carinho e a proteção. Tem mãe que surgiu quando a família de sangue expulsou de casa o menino ou a menina por algum motivo, e a mãe/madrinha de esquina fez seu papel na proteção e educação. Tem mãe que se faz até de outra forma, um outro parente que tenta suprir os desafios e desafetos do sujeito em questão... É complexo e posso estar errado. Mas ao pensar em mãe, me vem de instantâneo a representação mais sublime do AMOR. Sei que têm mães que nem parecem tão boas assim, só que mesmo diante de todo caos, de algum jeito a nossa alma entende e reconhece aquele arcanjo supremo em que se personifica o amor, o cuidado, a mãe. E mãe bate, grita, se chateia, educa e puxa orelha, pois é, amor é essencialmente o bem e o melhor, mas não quer dizer que não tenha suas falhas e lacunas, sejamos sensíveis pra perceber.
Hoje eu fiz um pouco pra mainha, tentei que fosse um dia especial, só que tudo parece tão pequeno diante da mulher que me deu a vida...
Não sei, tenho dito dificuldades nas prosas e poesias... Porém, acho digno dizer que mesmo assim todo entortado e um tanto distinto, há muito amor em mim e isso é graças a minha mainha e outras mãinhas que me encantam por aqui.
Feliz dia das mães. ❤️ Também aos filhos, pra que possam ser melhores e quem sabe viver o respeito e o amor de ser indivíduo e coletivo, é que gente precisa de gente - direta ou indiretamente, não há ser humano possível sozinho.